20 de maio de 2011

Todos somos vasos!

Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.
Porque não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus, o Senhor; e nós mesmos somos vossos servos por amor de Jesus.
Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo.
Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós.
(2 Coríntios 4:1-3)

 Paz pessoal! Já fazia um tempinho que não escrevia alguma coisa aqui. É muito bom estar de volta, de fato isso é um grande e tremendo privilégio, poder expor aqui a Verdade e a Realidade de Jesus Cristo.

Tesouro em vasos de barro, o nome disso é Graça, pra entendermos melhor a respeito desse Tesouro e desses vasos, vamos aprender sobre


as propriedades dos vasos e do Tesouro e o tratamento de um com o outro.

Primeiro o Barro, matéria prima na criação de um vaso, de pouquíssimo valor, o barro é uma mistura de terra e água (água que é sinônimo de Vida), no nosso caso uma Mistura do Pó da Terra e do Fôlego Divino (Genêsis 2:7). O barro que um oleiro usa é barro escolhido, existem CENTENAS de tipos de barro, mas somente alguns são escolhidos para serem TRANSFORMADOS em vasos de Honra, de Tesouro.


Nós todos somos vasos, se você é uma pessoa você é um vaso, isso NÃO É OPCIONAL! Todos nós somos vasos e serviremos pra Glória de Deus. Não seja ingênuo pensando que vai privar Deus de receber Glória. A questão é que tipo de vaso você é? Você vai ser usado de que forma?
Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra? (Romanos 9:21)
Ou somos vasos de Ira, Glorificando a Deus pela sua Perfeita Justiça manifesta na condenação MERECIDA.
E se Deus, querendo mostrar a sua ira e tornar conhecido o seu poder, suportou com grande paciência os vasos de sua ira, preparados para destruição? (Romanos 9:22)
Ou vasos de Honra, Glorificando a Deus pelo seu Perfeito Amor e Graça , manifesta na redenção IMERECIDA.
Para que também desse a conhecer as riquezas da sua glória nos vasos de misericórdia, que para glória já dantes preparou, (Romanos 9:23)
Hoje nos encontramos no Dia da Misericórdia, quando nós todos podemos ser formados vasos de Honra, e o convite está em aberto, QUALQUER um pode Aceitar Jesus.
Para que TODO (qualquer um) aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (João 3:15)
Mas o barro antes de virar vaso, é tratado pelo oleiro, tratamento que inclui curtição (deixar o barro separado em conserva), inclui pisoteamento (pra tirar o ar do barro, que mais tarde podem gerar rachaduras no vaso). No tratamento o oleiro também tira as impurezas que fazem o vaso ficar frágil, e coloca alguns elementos pra forticar ele e assim não quebrar com qualquer impacto.

Depois vem a etapa mais criativa, o artesão que também é artista, molda cada barro em um vaso único.

Nós somos a 'terra' e não saímos sozinhos do chão seco e mergulhamos na água. Assim nós não escolhemos nascer, simplesmente nascemos, criações da vontade de Deus. E depois que 'terra' virou barro, mesmo tendo sido misturado a água, ter obtido vida, Fôlego de Deus, MESMO assim o 'barro' é incapaz de pular nas mãos do oleiro, e na sua mesa de trabalho, e escolher por exemplo que tipo de vaso quer se tornar.

Quer dizer, não fomos nós que fomos até Deus, mas Ele que veio até nós e nos pegou do LAMAÇAL do pecado e imundícies do mundo. Mas não se engane meu amado, Ele só veio até ti, não por que você é mais bonito, ou 'menos ruim' que teu colega de serviço que não tem Jesus, você em si mesmo não é nada e não tem nada, somente barro e nem isso é por seu próprio mérito. Ele veio até ti simplesmente, por que um dia Deus te guardou no coração mesmo tu sendo mau, e te separou e te deu pra Jesus.
Porque, não tendo eles ainda nascido, nem tendo feito bem ou mal (para que o propósito de Deus, segundo a eleição, ficasse firme, não por causa das obras, mas por aquele que chama), (Romanos 9:11)

'Como assim Lucas ??? Eu achei que era eu que aceitava Jesus...'
Calma amigo, tu aceitou Jesus, mas vamos fazer uma analogia para entendermos bem a forma que você aceitou Ele.

Imagine que você é Cego, Surdo, Mudo e Paralítico. Tu nasceu, e meio segundo depois de nascer você caiu por sua própria culpa num poço imundo e profundo. Ali tu te alimenta das sujeiras do buraco, você nem imagina que aquilo é um poço porque nunca ninguém te ensinou isso, desde que se entende por gente esse buraco sempre foi a sua realidade, nem sabe que vive no meio da sujeira porque na verdade tu nunca conheceu a pureza pra discernir o que é sujo ou não, e se tentaram te ensinar no topo do poço tu não conseguiu ouvir, afinal você é surdo e a distância entre vocês era muito grande, se conseguiu escutar não deu ouvidos porque, desde que nasceu não conheceu nada além do lamaçal que vive. Sempre esteve na escuridão do poço onde a Luz não chega por causa das paredes densas. As vezes por instinto, sabe que tem que sair do fundo e por puro grito da alma procurar sua origem, e acaba buscando as respostas em pedras sem vida de dentro do próprio poço.
É SIMPLESMENTE IMPOSSÍVEL:
-Sair desse poço sozinho, afinal você é paralítico.
-Gritar por socorro, você é mudo e não sabe que precisa de socorro, mesmo que entenda que precisa de algo tu não sabe do que precisa de verdade afinal, não sabes por quem gritar nem pra onde gritar.
-Por que você não quer sair dele.
E não quereis vir a mim para terdes vida. (João 5:40)
Até que um dia, alguém desce até o fundo do poço, e de forma sobrenatural te convence da tua situação.
Então quase ao mesmo tempo, esse alguém arquiteta um resgate que só pode ter sucesso se incluir sua Própria morte, e assim Ele te leva nas costas até a superfície e de forma sobrenatural te cura da cegueira, da paralisia e da surdez.


Quão diferente seríamos se entendêssemos e vissêmos nossos amigos, colegas, pais, irmãos, e todos que não tem Jesus dessa forma, encurralados num poço sujo, infinitamente separados e longe de Deus, sem nem ao menos saber que estão nessa situação, e pior cavando cada dia mais fundo e mais fundo, cegos e incapazes numa condição desesperadora.
Será que na próxima vez que falasse com eles você iria 'encobertar' o Evangelho como sempre (2Cor 4:3)? Ou daria a Boas Novas do Reino de Deus, ousadamente e sem medo ou vergonha? Pois você tratando eles dessa forma ou não, é exatamente assim que estão.

Essa é a condição de TODO ser humano que não tem Jesus, e era essa a tua situação antes de aceitá-Lo. A Bíblia fala que estes são literalmente cegos, incapazes de ver Deus, por causa dos seus pecados.
Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; (Romanos 3:23)
Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça. (Isaías 59:2)
O E.S é o ÚNICO capaz de convencer o homem do pecado, mediante a clara exposição do Evangelho, convencê-lo que de fato ele está no fundo de um poço de lama de pecados e coisas revoltantes aos olhos de Deus e que por si só não consegue sair sozinho. Então depois de perceber isso mediante a Palavra, só existe UM meio de sermos resgatados e limpos, curados e moldados. Através do resgate, o preço pago na Cruz do Calvário. Esse mesmo Jesus morre, e com suas Palavras através do E.S Ele nos cura da cegueira, nos mostra a Verdadeira Luz. Em seguida vem Cristo e tira o pecado, que só pode ser retirado quando se reconhece que é pecador.
E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo. (João 16:8)
No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. (João 1:29)
Será mesmo então que as coisas são assim como pensamos, nós 'aceitamos' sim aceitamos o resgate, mas quem abriu nossos olhos e pagou o preço? Por nós mesmos nem aceitaríamos, não fosse o E.S.
Pegaram?

Dessa forma todo mérito, e toda Glória e Ações de Graças pertencem a JESUS!

Voltando pro barro, então Ele te pegou na sujeira da terra, tirou tuas impurezas que te faria fraco espiritualmente e te acrescentou Fé, humildade, perseverança, mansidão e etc. Assim ficamos fortes e resistentes para, sermos provados com os obstáculos, e com fogo. Ele então te molda conforme Sua vontade. Não se esqueça tudo para Glória dEle, não importa o quão bonito é o vaso, o que faz o vaso bonito é o seu tesouro. Por que afinal, somos feitos de barro, matéria prima sem valor algum. Quem tem todo valor e deve ser exposto e transbordado para o mundo é o conteúdo do vaso.


Nós somos meros vasos, temos o privilégio de contermos Deus dentro de nós e junto com Ele Sua Palavra, sua Graça, unção e etc... E dia após dia vamos sendo aperfeiçoados, porque esse oleiro é MUITO exigente, todos dias Ele nos quebra e nos faz de novo.
Tesouro em Vasos de Barro, pra que não tenhamos nada para nos vangloriar.
Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo; (Filipenses 1:6)
AMÉM.

Deus Abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Evangelismo B. Siriema.

  ©Template Blogger Writer II by Dicas Blogger.

SUBIR