30 de outubro de 2009

Tá tudo errado!


Alguém aqui erra? Alguém assume que erra? Com o avanço das informações e quantidade, perdemos o domínio e controle sobre as coisas. Perdemos os valores: valores na família, valor moral, valor espiritual. Se Jesus olhasse para a vida da maioria das pessoas diria: TÁ TUDO ERRADO!!!

Tiago 4:7-10

Tiago se considerava mestre 3:1, e era irmão de Jesus. Essa carta não foi escrita a uma igreja local, mas a todos os cristãos. Junto com 1 e 2 Pedro, 1, 2,3 João e Judas compõem as chamadas cartas gerais, Universal, católica.

Ela trata de assuntos práticos da vida cristã. O autor fala sobre: pobreza, riqueza, tentações, aflições, preconceito, o falar e agir, o criticar, orgulho, humildade, paciência, oração e fé.

Ele dá conselhos práticos e justifica-os usando o AT, ele cita: Lev. 19:18 (2:8), fala sobre Abrahão (2:21-24),

Raabe (2:25), Jó (5:11) e Elias (5:17-18).

A preocupação de Tiago é com o relacionamento do cristão aqui na terra. Quem é amigo do mundo é inimigo de Deus.

Porque está TUDO ERRADO?

1º A MAIORIA OBEDECE AO DIABO E FOGEM DE DEUS (7) - hoje mudou tudo, nos cultos fala-se mais do Diabo do que de Deus na maioria das igrejas. É a luta do bem contra o mal. HUPOTASSO = no grego quer dizer: organizar sob, sujeitar, obedecer, submeter ao controle de alguém, render-se ao conselho de alguém.

ANTHISTEMI=Colocar-se contra, opor-se resistir.

O mundo ensina a obedecer ao Diabo e fugir de Deus. Em que fase você se encontra? Fugindo de Deus? Obedecendo ao Diabo?

2º AO INVÉS DE APROXIMAR, NOS AFASTAMOS DE DEUS (8a)- EGGIZO= Aproximar-se, juntar uma coisa a outra, chegar perto. Temos nos aproximado do pecado, da mentira, da inveja, das vaidades, das vontades pessoas e estes sentimentos não são divinos. Se nos afastamos de Deus vamos em direção a quem? Como me aproximo de Deus? Me afastando dos desejos da carne, não sendo religioso, mas rendendo-me aos seus pés. Colocando minhas vontades de lado e me sintonizando com Deus. Você tem se aproximado de Deus? Suas atitudes e ações falam por si, Jesus disse que pelos frutos nos conheceríamos os que o amam daqueles que não o amam. Quais frutos você tem produzido? Frutos de amor? Santidade? Intimidade?

3º NOS MISTURAMOS A PODRIDÃO DO PECADO (8b) lavar=KATHARIZO= tornar limpo, remover, livrar da contaminação, livrar da culpa do pecado. Mãos= CHEIR= pela ajuda ou ação de alguém..., aplica-se a Deus simbolizando sua força, atividade e poder. Limpar= HAGNIZO= cerimonialmente, moralmente, tornar puro, purificar, limpar.

Vivemos hoje uma hipocrisia, porque somos absolutamente misturados ao pecado perdendo a referência. Você está misturado? Perdeu o referencial? Deus quer mudar você, você precisa ser mudado por Deus.

4º CHORAMOS QUANDO É PARA RIR, RIMOS QUANDO É PARA CHORAR (v.9-Fiquem tristes, gritem e chorem. Mudem as suas risadas em choro e a sua alegria em tristeza.- Temos que chorar pelos nossos pecados. O pecado não causa mais choro, tristeza em nossos corações. Fomos blindados pelo Diabo e não sentimos mais o peso do pecado como disse Davi: “Os meus pecados esmagam os meus ossos”. Você sente a dor de pecado? TALAIPOREO= trabalhar arduamente, estar aflito, sentir-se miserável. KLAIO= chorar, lamentar, enlutar, sentir profunda tristeza. METASTREPHO= mudar, virar, dar volta.

Choramos, reclamamos quando Deus nos pede algo e rimos diante do pecado, porque o ignoramos nos esquecendo das severas conseqüências que eles trazem as nossas vidas. Precisamos rir na presença de Deus e chorar diante do pecado... as coisas estão realmente invertidas... Na sua vida, as coisas estão no lugar certo ou invertidas?

5º QUEREMOS A HONRA A QUALQUER PREÇO- V.10-Humilhem-se diante do Senhor, e ele os colocará numa posição de honra. TAPEINDO= rebaixar, reduzir, ser modesto, destituído de arrogância. Hoje queremos o destaque, sucesso dentro e fora da igreja. Sucesso na igreja é exclusivo de Jesus, precisamos ter sucesso no mundo vencendo as tentações e as tendências pecaminosas. O Sucesso do mundo é diferente do sucesso divino. Ser bem sucedido na presença de Deus é obedecer a sua palavra e praticá-las (sábio). HUPSO= exaltará, honra e felicidade. Buscar honra é se submeter a vontade de Deus é dizer não ao pecado e sim para Cristo.

Que Deus endireito os nosso caminhos e que busquemos única e exclusivamente sua vontade.

Deus nos abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Evangelismo B. Siriema.

  ©Template Blogger Writer II by Dicas Blogger.

SUBIR