5 de novembro de 2009

UMA VISÃO EFICAZ.


Todos os líderes devem ter uma visão do que pretendem realizar . Essa visão torna-se a energia por trás de cada esforço e o poder que ultrapassa todos os problemas.
Guiado por essa visão, o líder assume uma missão. Missão é o caminho pelo qual a visão será concretizada. Visão sem missão torna-se utopia e a missão sem visão perderá o sentido.
Quando o líder guiado por uma visão assume uma missão, o seu espírito será contagiante. As pessoas tocadas se unirão a ele para que a visão possa ser concretizada.
Eu aprendi que, quando Deus concede uma visão a alguém, essa visão não será unicamente dessa pessoa, mas será também dela e de todos quantos forem igualmen

movidos pelo Espírito Santo para a obra específica.
Se eu encontro alguém que tem uma visão de Deus e essa visão preenche os anseios do meu coração, certamente a visão não será só dele, mas minha também.
É dessa maneira que Deus realiza as suas obras na terra. O Espírito Santo é o encarregado de convencer os corações e uma vez que as pessoas estão convictas de que aquela visão vem de Deus, elas se unirão com os seus esforços para cumprirem o propósito, pois tem sido convencidas pelo próprio Deus.
Frequentemente encontramos líderes de igrejas isolados e magoados dizendo que não puderam realizar sua missão porque os outros se recusaram a participar. Creio que estes líderes precisam rever suas " visões".
Quando Deus dá uma visão genuína a alguém, Ele também move todos os que participarão.
O tabernáculo no Velho Testamento é um tipo da igreja, desse modo podemos compreender através da construção do tabernáculo a provisão que o Senhor traz quando concede uma visão para edificação da sua igreja.


A) Primeiramente Ele nos dá uma visão do modelo celestial:

Êxodo 25: 8, 9 , 40; 26: 30 - "E me farão um santuário, para que eu habite no meio deles. Conforme a tudo o que eu te mostrar para modelo do tabernáculo, e para modelo e todos os seus móveis, assim mesmo o fareis. Atenta, pois, que os faças conforme o seu modelo, que te foi mostrado no monte. Então levantarás o tabernáculo conforme o modelo que te foi
mostrado no monte".

Toda visão genuína para edificação da igreja começa no coração de Deus e então é transmitida para o coração do homem.
Creio que todo líder deve perguntar: "O que Deus tem me falado sobre o trabalho que realizo?".
Se você concluir que não tem recebido nenhuma direção de Deus neste sentido, faça como Moisés; suba ao monte, ou seja, vá para a presença de Deus em oração, jejum, meditação para que possa ter uma visão clara do modelo celestial.

B) Em segundo lugar, Deus mostrará ao líder quem são as pessoas que se unirão a ele para que a visão seja realizada.

Essas pessoas se unirão porque tem sido tocadas pelo Espírito Santo e receberão capacitação vinda de Deus para realizar trabalhos específicos.

Êxodo 31: 1- 6 - "Depois disse o Senhor a Moisés: Eis que eu tenho chamado por nome a Bezaleel, filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá, e o enchi do Espírito de Deus, no tocante à sabedoria, ao entendimento, à ciência e a todo ofício, para inventar obras artísticas, e trabalhar em ouro, em prata e em bronze, e em lavramento de pedras para engastar, e em entalhadura de madeira, enfim para trabalhar em todo ofício. E eis que eu tenho designado com ele Aoliabe, filho de Aisamaque, da tribo de Dã, e tenho dado sabedoria ao coração de todos os homens hábeis, para fazerem tudo o que te hei ordenado".

Ore ao Senhor para que Ele te revele quem são os teus "Bezaleéis", ou seja, quais as pessoas que Ele tem capacitado para realizar a obra com você.

C) Em terceiro lugar, Deus enviará através das pessoas os recursos necessários.

É triste quando vemos líderes implorando ofertas para que o trabalho não morra. Outro dia ouvi no rádio alguém que dizia mais ou menos o seguinte: "Se você não der a oferta, eu não vou poder pagar a emissora, esse programa vai então sair do ar por tua culpa, porque você fechou o coração; um dia você vai estar diante de Deus e vai responder por isso . . . ".
Entretanto, quando Deus nos dá uma visão, devemos simplesmente comunicá-la eficientemente e então o Espírito Santo se encarregará de testificar no espírito das pessoas e estimula-las para contribuir.

Êxodo 35: 20- 22 - "Então toda a congregação dos filhos de Israel saiu da presença de Moisés. E veio todo homem cujo coração o moveu, e todo aquele cujo espírito o estimulava, e trouxeram a oferta alçada do Senhor para a obra da tenda da revelação, e para todo o serviço dela, e para as vestes sagradas. Vieram, tanto homens como mulheres, todos quantos eram bem dispostos de coração, trazendo broches, pendentes, anéis e braceletes, sendo todos estes jóias de ouro; assim veio todo aquele que queria fazer oferta de ouro ao Senhor".

Notamos no exemplo do tabernáculo que Moisés falou ao povo detalhadamente sobre a visão e depois eles contribuíram. O líder não pode falhar nesse processo, pois, comunicação eficiente é nossa responsabilidade.

Com amor em Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Evangelismo B. Siriema.

  ©Template Blogger Writer II by Dicas Blogger.

SUBIR